Abrandamento na Ásia terá impacto negativo na Europa

Comissário dos Assuntos Económicos reconhece que desaceleração asiática será sentida na Europa, onde se começa a andar a duas velocidades. Uma situação que, avisa, torna ainda mais urgente países como Portugal resolverem os seus problemas de competitividade.

Caso o desenvolvimento económico da China ou da Índia modere, a Europa não ficará imune. Quem o disse foi o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, numa entrevista à agência “Bloomberg”.

Olli Rehn considerou que “qualquer abrandamento na Ásia, nas económicas emergentes como a China, a Índia, entre outros, irá ter um impacto negativo do crescimento económico na Europa”.

O crescimento chinês abrandou para10,3% no segundo trimestre, com a produção industrial a cair mais do que o esperado, o que mostra uma diminuição da intensidade do crescimento económico.

O comissário admitiu também que um agravamento do mercado da dívida soberana e a recuperação mais fraca nos EUA irão prejudicar o comportamento da economia europeia.

Este impacto negativo tem consequências da mesma forma que também teve o fortalecimento do crescimento mundial, que ajudou a Europa a atingir os bons dados divulgados na semana passada referentes ao segundo trimestre.

No entanto, Olli Rehn referiu que na Europa há vários ritmos de crescimento e que “é essencial para países com a Grécia, Portugal e também a Espanha focarem-se nos seus problemas de competitividade”.  Jornal Negócios

+Ler notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=440391

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s