O dilema da Casa Branca: o que fazer aos gigantes que criaram a bolha imobiliária?

Quase dois anos depois de o Governo ter salvo a Fannie Mae e a Freddie Mac do colapso, os EUA continuam sem saber ao certo o que fazer com as agências que estão na base do seu gigantesco mercado de crédito imobiliário. Mas o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, deixou ontem a garantia: nada voltará a ser como antes da crise.

“Curar os males deste sistema é um dos problemas da política económica mais importantes e complicados com que o nosso país se depara”, disse ontem Geithner em Washington, numa conferência sobre a reforma do mercado imobiliário. “Não vamos deixar que a Fannie Mae e Freddie Mac voltem ao papel de antes, em que ganhavam quota de mercado aos concorrentes privados enquanto gozavam da percepção de apoio governamental”, adiantou o secretário do Tesouro.

As duas agências, que foram criadas depois da Grande Depressão dos anos 30 para garantir liquidez ao mercado de crédito, detêm ou dão garantia a 90 por cento dos empréstimos nos EUA. Em última instância, o risco de o Governo deixar de sustentá-las poderia levar os bancos e os investidores financeiros a fugirem do mercado imobiliário, o que teria um impacto catastrófico na economia. Sobretudo numa altura em que o mercado ainda dá sinais de debilidade.

Dados divulgados ontem mostram que o número de casas novas cresceu 1,7 por cento em Julho para as 546 mil. Embora melhor do que a queda de 8,7 por cento em Junho, este número ficou aquém das previsões dos analistas. A isso juntou-se ainda a descida de 3,1 por cento nas novas licenças de construção, para o nível mais baixo desde Maio de 2009. Público

+Ler notícia: http://economia.publico.pt/Noticia/o-dilema-da-casa-branca-o-que-fazer-aos-gigantes-que-criaram-a-bolha-imobiliaria_1451853

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s