Escândalo leva à demissão do presidente executivo da HP

O presidente executivo da empresa de tecnologia Hewlett-Packard (HP), Mark Hurd, demitiu-se sexta-feira na sequência de uma investigação por assédio sexual. Mas, curiosamente, não foi não o assédio sexual o problema – a investigação concluiu que não houve violação das regras de conduta da empresa nesse aspecto. O que aconteceu foi que essa mesma investigação concluiu que Hurd violou as regras de conduta do negócio.

O próprio Hurd admitiu o erro. Num comunicado divulgado pela Associated Press, reconheceu que não respeitou os princípios éticos que ele próprio impusera na HP, e concluiu que, por isso mesmo, seria impossível manter-se no cargo. A HP apressou-se a anunciar que a responsável pelo sector financeiro, Cathie Lesjak, assumirá interinamente a presidência e que o caso Hurd não afecta em nada a estabilidade financeira da empresa. Uma garantia que não evitou a queda em 9,3 por cento do valor das acções da HP após o anúncio da demissão do presidente executivo.

A investigação foi lançada no final de Junho, depois de uma antiga colaboradora ter apresentado queixa contra Hurd por assédio sexual. A mulher, que não foi identificada, trabalhou ao longo de dois anos em marketing para a HP.

O presidente executivo terá apresentado despesas com valores entre os mil dólares (cerca de 750 euros) e os 20 mil (15 mil euros) durante dois anos, incluindo refeições e viagens. As despesas, disse à Bloomberg uma fonte que conhece o processo, foram apresentadas como sendo de trabalho, mas deveriam ter sido apresentadas como despesas pessoais, e tinham a ver com viagens que Hurd fez para participar em eventos organizados pela funcionária que viria a fazer a queixa de assédio.

Hurd, que é casado e tem dois filhos, e que não terá chegado a manter uma relação com a funcionária em questão, disse já que irá pagar à empresa todas as despesas. Público

+Ler notícia:

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s