Drogas digitais. Ouvir ecstasy, LSD, heroína e marijuana

Não têm químicos, são ficheiros de som que circulam na internet e podem reproduzir os mesmos efeitos de outras drogas. O Instituto da Droga e da Toxicodependência ainda não conhece o fenómeno

Para arranjar uma droga digital não é preciso irmos ao bairro mais duvidoso da cidade ou correr o risco de sermos apanhados pela polícia. Uma pesquisa no Google é suficiente para conseguir gratuitamente um dos ficheiros de som que pretendem reproduzir os mesmos efeitos das drogas recreativas. “Gate of Hades” é um dos mais procurados na internet. Segundo a descrição no site http://www.i-doser.com – que, tal como o http://www.i-dose.us, é um dos principais agregadores desses ficheiros de drogas digitais -, quem ouvir este som pode esperar “pesadelos, experiências próximas da morte e muito medo”.

“Ouvi estático e era quase confortável, mas depois o barulho começou a ficar mais intenso e fiquei mesmo assustado”, contou ao i Gabriel (nome fictício), de 23 anos, que experimentou o ficheiro quando estava sozinho em casa. Durante os 30 minutos de “Gate of Hades” manteve-se de olhos fechados, auscultadores nos ouvidos e com as luzes da sala apagadas, tal como manda o site da i-Doser. “Foi puro susto e nada parecido com as drogas que tomei na vida [marijuana e cogumelos]. Não quero ouvir aquilo outra vez.”

Magda (nome fictício), de 22 anos, também não relacionou o efeito de “Gate of Hades” com o das drogas que já tomou. “Estava de olhos fechados, encostada à cabeceira da cama e comecei a adormecer a partir dos 7 ou 8 minutos”, diz. “Não deu para perceber se foi por ter ouvido aquilo ou porque estava cansada depois de um dia de trabalho.” De repente acordou com “o coração a sair da boca e um bip-bip horrível”, conta. “Se não fosse essa última parte, até era um bom som para adormecer.”

Além do “Gate of Hades”, que pode ser descarregado gratuitamente, o site da i-Doser tem disponíveis sons com nomes sugestivos como orgasmo, ecstasy ou heroína. Um CD com 6 ficheiros custa 16,36€ e, a avaliar pela quantidade de mensagens deixadas no fórum do site, existem muitos compradores.” Na minha cabeça estava a ser beijado por uma Na”vi do planeta Avatar”, relata Bryan que experimentou o ficheiro First Love.

Segundo o site, os efeitos conseguem–se através das “batidas binaurais”, isto é, quando cada ouvido recebe uma onda sonora diferente. “Este tipo de som chega a regiões do cérebro viradas para a detecção de sentimentos de satisfação como aqueles provocados pelo álcool ou pelas drogas”, explica ao i o neuropsicólogo Manuel Domingos. “Alguns são anárquicos, não têm frequência nem tom definidos e quando lhes somos submetidos de forma prolongada, podemos ficar com danos cerebrais, alterações de consciência ou de comportamento.” Jornal i

+Ler notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/72517-drogas-digitais-ouvir-ecstasy-lsd-heroina-e-marijuana

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s