Mamografias duplicaram taxa de sobrevivência numa década

Dados de Coimbra vão contra estudo inglês, que refere que riscos superam benefícios.

Por cada mulher que sobrevive a um cancro da mama, há dez a fazer tratamentos desnecessários e 500 a registar falsos casos de cancro. Os dados são avançados na última edição do British Medical Journal (BMJ) e recolocam em debate a necessidade de pesar os riscos e os benefícios do rastreio, através de mamografias. A questão é polémica e divide especialistas. Mas não os portugueses. Vítor Rodrigues, da Liga Portuguesa contra o Cancro, diz que “por cada estudo destes, há cem que mostram os benefícios”. Só em Coimbra, a sobrevivência duplicou em dez anos.

O estudo publicado revê a informação disponível, mas não se limita a analisar os benefícios dos exames, como as 1400 vidas poupadas anualmente em Inglaterra. Riscos como tratamento sem necessidade e em casos de desenvolvimento lento foram exemplos.

Klim McPherson, epidemiologista da Universidade de Oxford, disse ao BMJ que “o benefício individual da mamografia “é muito pequeno”. E cita dados dos EUA: Os testes reduzem em 14% a taxa de mortalidade abaixo de 60 anos, subindo para 32% abaixo dos 70. A percentagem pode parecer elevada, mas a verdade é que o risco de morrer com este cancro aos 60 é de apenas 1,2% em 15 anos.

Por essa razão, refere, citado pelo The Independent, “os dados existentes devem ser examinados”. Ao mesmo tempo, convida as autoridades britânicas a rever o programa de rastreio nacional.

Jorge Espírito Santo, da Ordem dos Médicos, refere que “os benefícios são muitos superiores aos riscos e contesta que as mulheres sejam tratadas sem necessidade”. DN

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1634329&seccao=Sa%FAde

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s