QREN ainda só pagou 16% da dotação orçamental

O QREN Quadro de Referência Estratégico Nacional já vai a meio – termina em 2013 – e Portugal ainda só entregou 16% da dotação orçamental dos fundos estruturais.

O equivalente a 3,4 mil milhões de euros pagos até ao final do primeiro semestre, refere o mais recente boletim informativo do QREN, ontem divulgado.

No entanto, no segundo trimestre, foram pagos mais de 680 milhões de euros de fundos, o que representa um acréscimo de 25% face aos primeiros três meses do ano, refere o relatório.

Já o montante da despesa total validada é um pouco mais alta e representava, a 30 de Junho, 27% do total de fundos comunitários aprovados (taxa de realização).

Sublinha ainda o documento que, a meio do actual ciclo de programação, 57% das verbas do QREN estão comprometidas para financiamento dos projectos aprovasdos nos mais diversos planos operacionais, mais 6,6% do que no final de Março.

Até ao final de Junho, haviam sido aprovadas 28 278 candidaturas aos vários sistemas de incentivos do quadro comunitário, o que representa um acréscimo de 9,1% face ao trimestre anterior.

Este volume de candidaturas aprovadas implica um investimento de 24 ,774 mil milhões de euros e uma comparticipação de fundos comunitários prevista de 12,212 mil milhões de euros (mais 12% face ao trimestre anterior).

Segundo o relatório, os incentivos do QREN já abrangeram 3201 empresas em apoios directos e mais de 5600 empresas através de mecanismos de engenharia financeira, 342 mil formandos em modalidades de dupla certificação, que iniciaram o ciclo de formação, 779 mil formandos noutras modalidades e intervenções em 693 estabelecimentos de ensino.

O apoio à valorização do território abrange 1381 quilómetros de estradas, 1566 quilómetros de colectores de drenagem de águas residuais, 218 projectos de prevenção de riscos e 390 equipamentos sociais nas áreas da saúde, cultura, desporto e apoio social. DN

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1633529

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s