Corrupção: Portugal é dos que menos cumpre recomendações da OCDE

Relatório da Transparência Internacional diz que crise não é desculpa para Estados-membros da OCDE ignorarem compromisso com fim da corrupção internacional.

No que toca à corrupção, Portugal faz má figura perante a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico. Está mesmo entre os Estados-membros que «pouco ou nada» ligam às recomendações da OCDE sobre corrupção internacional, aponta um relatório da Transparência Internacional (TI) divulgado esta quinta-feira.

Mas nem só Portugal é alvo de críticas. A OCDE apontou o dedo a mais de metade dos 36 integrantes da OCDE.

Os países visados, que representam 15 por cento das exportações mundiais, são África do Sul, Áustria, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Eslováquia e Eslovénia. Mas também a Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, México, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, República Checa e Turquia.

No seu relatório sobre a aplicação da convenção da OCDE para combater a corrupção de funcionários estrangeiros nas transações comerciais internacionais, a TI destaca o aparecimento do Canadá neste primeiro grupo.

Um segundo grupo de países, que representam 21% das exportações mundiais, inclui nove Estados que aplicam a convenção da OCDE de forma «moderada». Entre eles, figuram a Argentina, Bélgica, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Japão e Suécia. TVI 24Horas

+Ler notícia: http://www.tvi24.iol.pt/geral/corrupcao-ocde-portugal-ti-agencia-financeira/1181018-5238.html

+Ver site OECD: http://www.oecd.org

+Ver site Transparency e Relatório Transparência Internacional 2010: http://www.transparency.org/news_room/latest_news/press_releases/2010/2010_07_28_oecd_progress_report

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s