Bancos apertam condições de empréstimos

Os bancos portugueses enfrentaram dificuldades acrescidas em aceder a financiamento no mercado interbancário. O crédito ficou mais caro e a percepção do risco também se deteriorou. Razões suficientes para levar os bancos a serem mais exigentes também ao concederem empréstimos aos clientes, em especial às empresas.

De acordo com o inquérito aos bancos efectuado pelo Banco de Portugal, “as perturbações nos mercados de financiamento por grosso agravaram-se substancialmente ao longo do segundo trimestre de 2010”. A deterioração foi transversal a todos os mercados em análise, com os bancos a assinalarem maiores dificuldades no acesso ao crédito a curto e muito curto prazo. Para além disso, queixam-se do “aumento do custo de capital”, bem como da “deterioração dos riscos apercebidos”.

Tudo razões que levaram a um endurecimento nos critérios de atribuição de crédito, que se traduziram num “aumento dos spreads aplicados, especialmente nos empréstimos de maior risco, bem como no aumento da exigência das outras condições contratuais”, explica o Banco de Portugal.

E a situação vai continuar a agravar-se, na medida em que para o trimestre que está em curso, os grupos bancários inquiridos antecipam critérios “mais restritivos” para conceder crédito às empresas, em todos os segmentos, com especial foco nos empréstimos a longo prazo. DN

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1629271

Advertisements

1 Comentário

  1. oi adorei tanto o teu espaço Online!
    tas a praticar um optimo resultado, existe por vezes tanto que avaliar nos websites!
    Eu tenho um blogue de Part-Time em Casa Online a borla, passa la, e deixa tambem a tua opiniao em http://www.makingmoneyonline666.blogspot.com/
    acho que no teu espaço online so deverias ter uma caixa de traducao. Irei ser o mais participante na tua comunidade!
    fica bem


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s