Acesso a tratamento da sida é parte dos direitos humanos

Terminou ontem, em Viena, a 18.ªa Conferência Internacional sobre Sida, em que a esperança maior se centrou no anúncio de um gel que destrói o vírus. O acesso ao tratamento está longe do prometido para 2010 e a doença grassa nas prisões de todo o mundo.

Foi uma voz autorizada a falar na conferência de Imprensa de encerramento da conferência que reuniu mais de 20 mil pessoas em Viena, nos últimos seis dias, para avaliar a situação da sida no Mundo: Manfred Nowak é relator das Nações Unidas sobre tortura e direitos humanos e tem visitado prisões de todo o Mundo.

“Nem imaginam as condições dos detidos”, disse, aludindo à sobrelotação dos estabelecimentos prisionais e à falta de condições vivida por dez milhões de pessoas. Acontece que aí não há acesso a cuidados de saúde e é muito elevada a incidência de VIH, com origem na partilha de agulhas e em relações sexuais sem protecção.

Elevadas taxas de incidência

Segundo Manfred Nowak, a taxa de infecção por sida é de 40% entre os detidos na África do Sul, na Índia de 21% e na Ucrânia poderá chegar aos 30%. “Sabemos o que fazer”, comentou, para citar o exemplo de Espanha, um dos 11 países (Portugal incluído) em que há programa de troca de seringas e distribuição de preservativos. O mesmo relator da ONU acusou a generalidade dos países de “não tomarem medidas, por falta de vontade política e por atitudes moralistas”. E lembrou uma realidade: se há dez milhões de detidos nas cadeias, são 30 milhões os que anualmente entram e saem. Ou seja: “um risco para a sociedade”, na medida em que ajudam ao avanço da infecção, na ausência de prevenção e tratamento. Jornal Notícias

+Ler notícia: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1625585

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s