Igreja alerta para riscos de violência por causa da crise e da desigualdade social

D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal católica da pastoral social, alertou ontem para a possibilidade de o agravamento da crise poder gerar violência e revolta por parte dos mais sacrificados. “Perante a perda do emprego, a ausência de ter que comer, pode haver situações de violência, de revolta”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa, no final da reunião do Conselho da Pastoral Social, que reúne as instituições católicas nesta área.

Num discurso duro sobre a situação do país, o bispo considerou necessária “uma contestação política organizada que questione estruturas financeiras, comerciais, culturais, políticas”, de modo a permitir “um pacto social mais sustentado e justo”.

Em conferência de imprensa após a reunião, Carlos Azevedo fez um apelo a que a actual situação seja ultrapassada com o empenhamento de todos: “A crise é tão grave que não poderemos superá-la uns contra os outros: empresários contra sindicatos, sindicatos contra patrões, Governo contra oposição, oposição contra Governo.” Posições “rígidas” e “enfrentamento de grupos de interesses” só provocarão mais vítimas, avisou.

Para socorrer as vítimas da crise, saiu da reunião a ideia de unificar os diversos fundos de solidariedade das dioceses. A Cáritas Portuguesa, que irá coordenar o fundo, avançará, para já, com 30 mil euros, recolhidos na operação Dez milhões de estrelas, no Natal do ano passado. A ideia é “congregar esforços” de modo a “rentabilizar os bens disponíveis”, explicou o seu presidente, Eugénio Fonseca. Dentro de “poucos dias” haverá um encontro entre diferentes responsáveis para decidir de que forma funcionará este novo fundo nacional. Público

+Ler notícia: http://www.publico.pt/Sociedade/igreja-alerta-para-riscos-de-violencia-por-causa-da-crise-e-da-desigualdade-social_1448402

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s