Domingo é Dia Mundial de Mandela

A ONU celebra amanhã, domingo, o Dia de Nelson Mandela, no dia em que o Nobel da Paz sul-africano faz 92 anos e como forma de promover a cultura de pacifismo e liberdade.

O Dia de Nelson Mandela foi instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia Geral da ONU, tendo sido a primeira vez que as Nações Unidas deram este tipo de reconhecimento a uma pessoa, explica uma nota da organização.

Também o Conselho de Segurança da ONU reconheceu a dedicação do ex-presidente sul-africano “ao serviço da Humanidade na resolução de conflitos, nas relações entre etnias, na promoção e protecção dos direitos humanos, na igualdade entre os sexos e nos direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis”, lê-se no mesmo comunicado.

A nota faz especial referência à luta de Mandela contra o regime segregacionista do “apartheid”, cuja eliminação também esteve entre os objectivos da ONU e que acabou por ser derrubado em 1994, com a eleição de Mandela como primeiro presidente negro da África do Sul.

Para assinalar o dia, delegações das Nações Unidas por todo o mundo vão organizar debates sobre a figura de Mandela e será exibido o filme “Invictus”, que destaca o trabalho de reconciliação entre etnias levado a cabo por “Madiba”, nome pelo qual o Nobel da Paz de 1993 é tratado no seu país, numa referência ao seu nome de clã.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, a propósito da celebração, que Mandela é um “exemplo vivo dos principais valores das Nações Unidas” e “um cidadão global exemplar”. Jornal Notícias

+Ler notícia: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1620227

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s