A mensagem que passou foi gastem e ninguém se lembrou do PEC

Cavaco Silva responsabiliza líderes europeus pela crise económica e financeira. Lembra que no auge da crise todos pediram para gastar e ninguém se lembrou do défice e da dívida.

Em entrevista ao programa Sociedade das Nações, da SIC Notícias, o Presidente da República diz que a Europa não estava preparada para a crise e que falharam todos os mecanismos de controlo e cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Reiterou também que Euro seria um erro grave e dramático para Portugal e Grécia. “Seria uma situação dramática em Portugal, como na Grécia Espanha e Irlanda, se esses países saíssem da zona do euro”, afirmou.

Afirmou ainda que “quando surgiram as primeiras violações do PEC, aplicou-se o processo dos défices excessivos a Portugal, mas não se aplicou à Alemanha Fança” e tal originou “um processo de descredibilização do PEC”.

Recordando que até houve um ex-primeiro-ministro (o italiano Romano Prodi), que apelidou o PEC de “estúpido”, Cavaco Silva afirmou que “quando se concebeu o tratado de Maastricht nunca se imaginou que a Europa pudesse chegar a esta situação. Porque se pensou que havia uma monitorização permanente dos Estados membros e nunca nenhum país chegaria a uma situação de défice muito elevado e dívida muito elevado”.

“Esse processo de acompanhamento falhou e depois quando chega a crise, em 2008, a mensagem que passou foi: gastem, gastem, gastem para estimular a economia e ninguém se lembrou que existia um PEC. E ninguém pensou como é que os mercados iriam reagir quando constatassem que a dívida pública dos Estados-membros tinha passado dos 30% do PIB para 100%”, explicou.

Para o Presidente da República os culpados da crise são claros. “Por culpa dos líderes europeus e até da Comissão Europeia falharam os mecanismos de acompanhamento dos défices fossem excessivos”, adiantou. Jornal Negócios

+Ler notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=435319

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s