Queixas de violência doméstica aumentaram 11,3% por ano

A secretária de Estado para a Igualdade, Elza Pais, anunciou hoje que, em média, o número de queixas de violência doméstica cresce cerca de 11,3 por cento por ano desde 2000.

“Desde 2000 que o número de queixas aumenta, em média, 11,3 por cento”, afirmou Elza Pais esta manhã, no Porto, no âmbito de uma cerimónia de apresentação dos dados relativos a 2009 do Observatório das Mulheres Assassinadas e do primeiro aniversário do Centro de Atendimento e Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência.

Segundo Elza Pais, este aumento do número de queixas revela que “as vítimas estão a perder a vergonha”.

“Hoje, sem sombra de dúvida, as vítimas estão a ganhar a capacidade de denúncia e a fazer cair o silêncio que durante muitos e muitos anos as impediu de denunciar os agressores”, frisou.

A secretária de Estado acrescentou que o Governo “está a fazer um combate sem tréguas” à violência doméstica, existindo actualmente “544 projectos” de combate a este fenómeno, de norte a sul do país.

Elza Pais adiantou que o novo plano contra a violência doméstica “está em curso”, devendo arrancar no início de 2011 por três anos.

Segundo referiu, este “quarto plano” integra “de forma articulada projectos de prevenção, de protecção e condenação do agressor”. Público

+Ler notícia: http://www.publico.pt/Sociedade/queixas-de-violencia-domestica-aumentaram-113–por-ano_1446378

1 Comentário

  1. Olá:Meu nome é Maria de Fátima Jacinto (Fátima), tenho 49 anos, sou uma ex-vitima de violência doméstica, tenho três filhos, um faleceu em janeiro de 2009 em um acidente automobilístico.Até então eu era massoterapeuta, mas com a morte do Vinicius, fiquei sem condições de fazer massagens, (meu trabalho exige que estejamos com um nível energético muito bom, e não tenho conseguido manter…). A morte nos transforma muito… Assim comecei a entrar na internet, a ver como funcionava até que descobri os blogs, e resolvi fazer um, para contar as coisas que vivi, falar sobre a violência que meus filhos e eu sofremos… Assim surgiu o Uma Mulher, que hoje é um blog voltado para a conscientização de mulheres que como eu sofrem ou sofreram violência, nas mãos de um psicopata…Gostaria muito de ver meu trabalho bem divulgado, bem visto, por mulheres que procuram ajuda e não conseguem ver uma saída… Descobri que a única forma de sair de uma situação dessa é conhecer profundamente o problema, é saber que não somos as únicas, é realmente estudar o assunto… Vou deixar o link do meu blog, para que vocês possam está apreciando, e se possível me ajudando a divulgar meu trabalho.Aproveito para me colocar a inteira disposição, para prestar depoimentos, e o que mais for preciso para que outras mulheres tomem consciência da gravidade desse problema.O meu link http://araretamaumamulher.blogspot.com/
    Maria de Fátima Jacinto


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

