Incidência do HIV recua nos jovens entre os 15 e os 24 anos nos países mais afectados

A epidemia da sida recuou nitidamente nos jovens entre os 15 e os 24 anos para perto de metade nos 25 países mais seriamente afectados do mundo, particularmente na África Subsariana, anunciou hoje a Onusida.

“A prevalência do HIV entre os jovens está a baixar em vários países chave”, avança o relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre o HIV. O documento recorda que 80 por cento dos jovens contaminados – ou seja, 4 milhões de pessoas – vivem na região da África Subsariana, e refere que a diminuição na incidência do vírus se deve ao aumento do uso de preservativos.

Estes países “atingiram ou esperam atingir o objectivo internacional de redução de 25 por cento da prevalência do HIV entre os jovens, estipulado pela Conferência Internacional [das Nações Unidas] sobre a população e o desenvolvimento, em 1994”, continua o relatório.

Entre os que conseguiram atingir o objectivo estão o Botswana, Costa do Marfim, Etiópia, Quénia, Malawi, Namíbia e Zimbabwe. E entre os países que esperam conseguir fazê-lo até ao fim deste ano estão o Burundi, Lesoto, Ruanda, Suazilândia, Bahamas e Haiti. O relatório adianta que isto é “essencial para inverter a trajectória da epidemia da sida”.

Adianta ainda que, pela primeira vez, a redução da prevalência do vírus coincide com a alteração de um comportamento sexual. “Houve uma mudança entre os jovens em todo o mundo, em particular em certas zonas da África Subsariana”. Público

+Ler notícia: http://www.publico.pt/Sociedade/incidencia-do-hiv-recua-nos-paises-mais-afectados_1446542

+Ver Site UNAIDS: http://www.unaids.org/en/KnowledgeCentre/Resources/FeatureStories/archive/2010/20100713_Outlook_launch.asp

+Ver Relatório UNAIDS 2010: http://data.unaids.org/pub/Outlook/2010/20100713_outlook_report_web_en.pdf

+Ver Microsite OUTLOOK UNAIDS: http://www.unaids.org/outlook/

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s