Cavaco Silva contesta Nobel sobre Zona Euro

Paul Krugman conhece mal a área da moeda única, critica o Chefe do Estado

O Presidente da República considerou ontem que o alerta do Nobel da Economia Paul Krugman, sobre uma possível saída da Grécia da Zona Euro, só se justifica por “uma certa falta de conhecimento do que é a Zona Euro” por parte do professor norte-americano.

“Estudei muito a Zona Euro, tenho livros publicados sobre a Zona Euro, não acredito que Portugal alguma vez saia da Zona Euro, nem acredito que a Grécia venha a sair”, afirmou Cavaco Silva, citado pela Lusa ao ser questionado sobre as declarações de Paul Krugman publicadas domingo pelo diário El País , à margem da IV jornada do Roteiro para as Comunidades Locais Inovadoras.

Paul Krugman sustentou que “há uma possibilidade plausível de a Grécia ser forçada a sair do euro” e, por arrastamento, contagiar os outros países da Zona Euro, com especial incidência para Portugal. Segundo o professor norte–americano, Atenas (sem capacidade de desvalorizar moeda e forçada a fazer cortes draconianos) não gerará receitas suficientes para sair da crise e, assim, os custos de deixar a Zona Euro serão menores do que aí permanecer.

Cavaco Silva, também economista, considerou a hipótese “totalmente improvável”. “Acho que é uma certa falta de conhecimento do que é de facto a Zona Euro, penso que seria um desastre para a Europa, não era para a Grécia, para Portugal, para a Irlanda ou para Espanha, seria um desastre para a Europa se por acaso este edifício que é a União Monetária Europeia viesse a ruir”, enfatizou o Presidente. Sublinhando que não se deve “ir por esse caminho”, por ser “totalmente improvável”, Cavaco Silva disse ainda acreditar na “sabedoria” dos líderes europeus para não o permitirem. DN Online

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1616970

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s