Hospitais não fazem contrato aos novos médicos especialistas

Ministério quer poupar 50 milhões de euros no Serviço Nacional de Saúde até ao final do ano

Os hospitais estão a contratar médicos recém-especializados como prestadores de serviços, “apesar de existirem vagas para serem integrados no Sistema Nacional de Saúde (SNS)”, acusa a Federação Nacional dos Médicos. Estarão nesta situação, garante o dirigente sindical Sérgio Esperança, “20% a 30%” dos médicos que terminaram o internato de especialidade desde Fevereiro. “E a situação manter-se-á, segundo as administrações, até pelo menos ao final do ano”, sublinha.

A situação agrava-se com o pedido de reforma antecipada de 500 médicos, só desde o início do ano, e com a aplicação das medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde para poupar, até Dezembro, 50 milhões de euros. “O recurso à prestação de serviços é uma engenharia financeira que permite diminuir a verba com gastos de pessoal, apesar de na prática sair mais caro, porque os pagamentos são feitos à peça e à hora”, acusa a Federação.

Também para cortar nas despesas, as administrações regionais de saúde, nomeadamente a do Centro, estarão “a fazer contratos de 35 horas semanais”, quando o previsto seriam 40 horas. O Conselho Nacional do Médico Interno denuncia que os especialistas em Medicina Geral estão a ser contratados pelas Administrações Regionais de Saúde, mas são colocados em locais longínquos e pagos “abaixo da tabela”. Jornal i

+Ler notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/68710-hospitais-nao-fazem-contrato-aos-novos-medicos-especialistas

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s