Governo mantém fundação que há 30 anos não cumpre objectivos

O Governo mantém, pela voz do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a vontade de que a Fundação António Sardinha (FAS) continue a funcionar. A FAS, instituída há três décadas por Maria Sardinha com o nome do seu marido de quem enviuvara, tinha o objectivo de construir um hospital e um centro de dia para idosos. Mas, até hoje, nunca concretizou o objectivo.

Em resposta escrita ao PÚBLICO, Marques remete para o futuro próximo a realização dos fins da fundação: “Espera-se que o projecto apresentado, e que visa a construção de uma unidade de cuidados continuados e um lar de idosos, esteja em condições de ser aprovado pela Câmara Municipal de Sintra, permitindo a abertura, a breve trecho, do concurso para início da obra. A estimativa de custos de construção é de 6.715.504,00 euros. Depois de se obter o licenciamento a construção demorará 1,5 a 2 anos.”

Certo é que, já em Novembro de 2005, o actual presidente do conselho de administração da Fundação, Luís Garcês Palha, prometia que as obras teriam início no final de 2006. Passaram quatro anos. O responsável da FAS justifica os atrasos com problemas com a aprovação do projecto na Câmara de Sintra e outros entraves burocráticos. “Espero que em 2011 comecem as obras”, diz.

Petições às tutelas

Não é tempo de mais? Garcês Palha atira responsabilidades para “entidades exteriores que não deixam trabalhar – e mesmo interiormente há problemas”. Refere-se, sobretudo, a Rui Leitão, um dos vogais do conselho de administração – o único executor do testamento escolhido por Maria Sardinha -, e à Casa do Gaiato.

No testamento, a testadora estabelecera que, se a FAS não cumprisse os objectivos, os bens reverteriam para a Casa do Gaiato (CG). Após dez anos de inactividade, os sobrinhos da viúva foram ter com os responsáveis da CG, dando-lhes a conhecer o teor do testamento e pedindo que estes interviessem. Público

+Ler notícia: http://www.publico.pt/Política/governo-mantem-fundacao-que-ha-30-anos-nao-cumpre-objectivos_1446304

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s