Vacina da sida ficou mais perto mas não é para já

Investigadores dos Estados Unidos descobriram dois anticorpos que conseguem, em laboratório, impedir a infecção de células humanas por 90 por cento das estirpes do VIH. É um passo sem precedentes. Mas para chegar a uma vacina é preciso resolver outros problemas.

Dois anticorpos naturais agora descobertos mostraram em laboratório que conseguem bloquear a infecção por parte de 90 por cento das estirpes actualmente conhecidas do vírus VIH, que provoca a sida. Este é um marco importante na investigação e mais um passo para o desenvolvimento de uma futura vacina contra a doença, como afirmam os próprios autores da descoberta. A equipa, que foi coordenada pelos National Institute of Health, dos Estados Unidos, já está, aliás, a trabalhar nessa linha, mas uma vacina eficaz ainda não é para já.

“Este é um grande passo porque se consegue pela primeira vez ter anticorpos neutralizantes contra quase todos os vírus VIH”, comentou ao DN o investigador João Gonçalves, que fez o doutoramento com Joseph Sodrosky, um dos autores do artigo que relata a descoberta e que foi publicado na revista Science.

“Já lhe mandei um e-mail a felicitá-lo por este trabalho”, contou ao DN João Gonçalves que coordena o Laboratório de Retrovirologia do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e da Faculdade de Farmácia de Lisboa, onde a sua equipa desenvolve justamente este tipo de investigações, na área dos anticorpos para o VIH. Diário Notícias

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1614931&seccao=Sa%FAde

Anúncios

2 comentários

  1. Eu gostaria que o team desse uma previsao em dias, semanas, meses ou anos, porque o povo esta ansioso ao ouvir que algo foi descoberto para se acabar com esse mal que mata muita gente no mundo.Igualmente, o mundo esta em estado de alerta para o anuncio dese espaco.Parabens a todos os intervenientes ao processo.

  2. Aguardamos pelo anuncio do resultado da equipa laboratorial.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s