Aumento da carga fiscal vale 55% da baixa do défice

Miguel Frasquilho, do PSD, avisa que país chegará a 2013 com a maior carga fiscal de  sempre – e garante que o partido não passará um cheque em branco no próximo Orçamento.

Crise política à vista: a equipa de técnicos do Parlamento que fiscaliza a política orçamental (Unidade Técnica de Apoio Orçamental – UTAO) fez uma análise ao último documento do Ministério das Finanças e chegou à conclusão de que o aumento das receitas do Estado contribuirá com 58% do esforço de redução do défice até 2013. Só o acréscimo da carga fiscal – impostos e contribuições sociais efectivas – representa 55% deste esforço de consolidação orçamental.

O debate parlamentar de ontem foi, assim, o momento certo para o PSD, pela voz de Miguel Frasquilho, deixar o aviso: com o aumento de impostos previsto no documento (Relatório de Orientação da Política Orçamental (ROPO)), “Portugal chegará a 2013 com a maior carga fiscal de sempre”.

O pré-anúncio de crise terá sequência no Orçamento do Estado para 2011, que terá de chegar ao Parlamento até 15 de Outubro. Será o momento exacto para o PSD avaliar se o Governo está a cumprir o que acordou com o PSD de Pedro Passos Coelho: que o esforço de consolidação terá de ser feito de forma paritária entre receita e despesa. Essa foi a orientação negociada aquando do pacote de austeridade assumido pelo PSD, quando o País tinha como pano de fundo uma ameaça concreta de bancarrota e as dificuldades na obtenção de crédito se deterioraram perigosamente. Diário Notícias

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1614837

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s