Sida. Novos anticorpos provam que o corpo é capaz de lutar contra VIH

Investigadores dos EUA assinam descoberta na “Science”. Vacina ainda está longe

O passo é importante, mas continua longe de dar uma previsão sobre quando será possível ter uma vacina eficaz contra o vírus da sida. Cientistas norte- -americanos apresentaram ontem na revista “Science” a descoberta de dois novos anticorpos capazes de neutralizar 91% das estirpes do vírus da imunodeficiência humana (VIH).

John Mascola, autor de um dos artigos na edição da revista científica, explicou ao i que a descoberta do VRC01 e do VRC02, que se junta à descoberta do ano passado de dois outros anticorpos capazes de neutralizar 70% a 80% das estirpes de VIH, “mostram que o sistema imunitário humano consegue fabricar anticorpos potentes contra o vírus”.

Mascola, do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, adianta que a importância destes dois anticorpos é serem capazes de actuar nas células que contêm a molécula CD4, a principal via de entrada do vírus no organismo. “Mostram um potencial sem precedentes e neutralizam muito mais estirpes do que os anticorpos que anteriormente se conheciam para este tipo de receptor celular”, diz. Outra vantagem é que, como tanto os anticorpos como a sua interacção molecular foram estudados a um nível atómico, os cientistas já têm ferramentas para fabricar proteínas do VIH, capazes de produzir anticorpos semelhantes, e que finalmente possam dar origem a uma vacina.  Jornal i

+Ler notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/68448-sida-novos-anticorpos-provam-que-o-corpo-e-capaz-lutar-contra-vih

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s