Acabou o crédito fácil e barato em Portugal

Banca: Líder dos banqueiros afirma que o mercado estava distorcido

O líder da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, veio ontem repetir o que a maior parte dos banqueiros portugueses já deixou claro: “As empresas vão ter de se habituar… Acabou o crédito fácil e barato”.

Habitualmente parco em palavras, António de Sousa afirmou, em entrevista à Lusa, que ‘não fazem sentido spreads de 0,25% ou 0,35%’, um cenário que nos últimos anos só foi possível porque o mercado estava ‘distorcido’. O líder dos banqueiros não tem dúvidas de que ‘essa situação de crédito fácil e barato vai desaparecer’, sublinhando que ‘as empresas vão ter de voltar àquilo que sempre existiu’, ou seja, ao panorama que existia antes de o mercado se ter tornado ‘irracional’.

No entender do presidente da APB, perante o cenário de dificuldades que se avizinha, as empresas portuguesas deverão aumentar os capitais próprios, porque têm ‘os níveis de capitalização mais baixos em todo o panorama europeu’.

Sobre a solidez da Banca portuguesa, António de Sousa fez questão de sublinhar que o sector ‘está de boa saúde’ e desvalorizou a necessidade de financiamento das instituições financeiras do País junto do Banco Central Europeu.

‘Fala-se muito de Portugal, mas isso não é, neste momento, uma situação específica de Portugal. O montante que Portugal está a ir buscar ao BCE, em percentagem do PIB, é inferior aos de vários outros países. É uma situação que não é desejável, mas não é muito extraordinária’, garantiu. Correio da Manhã

+Ler notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/acabou-o-credito-facil-e-barato-em-portugal

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s