Governação económica europeia deverá arrancar no próximo ano

Os líderes da União Europeia (UE) chegaram hoje a acordo, em Bruxelas, sobre a governação económica do bloco europeu, que deverá ser uma realidade já em 2011, segundo indicou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Entretanto, o primeiro ministro português, José Sócrates, mostrou-se satisfeito com o reforço da governação económica acordado pelos 27.

“Chegámos a acordo sobre algumas das mais importantes orientações” nesta matéria, disse José Manuel Durão Barroso, salientando que o sistema de governação bancária “deverá estar pronto” no próximo ano.

O líder do executivo comunitário comprometeu-se, na conferência de imprensa no final da cimeira, a apresentar linhas gerais de um programa até ao final do mês e propostas concretas em setembro.

Governação “pragmática e operacional”

A solução encontrada pelos 27 para a governação económica da UE é, no entender do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, pragmática e operacional.

“Decidimos ser pragmáticos e operacionais”, disse Van Rompuy na conferência de imprensa final da cimeira, acrescentando que “não há necessidade e criar novas instituições”.

“É uma questão de trabalharmos melhor juntos”, sublinhou.

“A Europa avançou”, diz Sócrates. SIC Notíciais

+Ler notícia: http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Governacao+economica+europeia+devera+arrancar+no+proximo+ano.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s