Portugal recusa recorrer a ajudas externas

O ministro das Finanças afirma que Portugal não vai recorrer ao Plano Europeu de Resgate nem ao Fundo Monetário Internacional. Em entrevista ao Financial Times, Teixeira dos Santos refere que o país tem capacidade para cumprir com os compromissos assumidos.

“A nossa percepção é de que os mercados ainda estão dispostos a comprar a dívida pública portuguesa”, afirmou o governante ao jornal inglês, acrescentando que “nós não estamos numa situação em que precisemos de utilizar os recursos de última instância”.

O ministro de Estado e das Finanças está convencido que o país tem “capacidade para contrair empréstimos com juros baixos”, revelando que o Executivo “está disponível para prestar garantias aos bancos para aceder ao dinheiro emprestado pelo Banco Central Europeu”. No entanto, acrescentou que até agora “nenhum banco accionou pedidos nesse sentido”.

Segundo Teixeira dos Santos, o Governo de minoria socialista “vai fazer o que for preciso” para reduzir o défice de 4,6% do Produto Interno Bruto do próximo ano e para 2,8% em 2013. RTP

+Ler notícia: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Portugal-recusa-recorrer-a-ajudas-externas.rtp&article=351588&layout=10&visual=3&tm=6

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s